Homenagem ao Dia da Mulher

07/03/2018

Ontem, dia 06 de Março de 2018 ocorreu no Plenário D'Jalmo Lopes da Câmara Municipal de Vereadores do Município a Sessão Solene que homenageia mulheres exemplos da comunidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com muito prazer, escolhemos a Professora Adriana de Souza Delvaux, que Nasceu no dia 10 de Agosto de 1966, evangélica, casada com Jorge Fiuza e mãe de Luan Gabriel (17 anos) e Luis Eduardo (10 anos). Filha de faxineira e taxista, cujo a criou sozinha desde os seus 09 anos. Com 14 anos começou a trabalhar em casa de família, fez magistério e começou a trabalhar com a Educação Infantil como Estagiária, onde em 1986 passou a trabalhar como alfabetizadora. Fez Pedagogia Orientação Educacional e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Pós em Psicomotricidade.  Funcionária do Estado desde 1992 e da Prefeitura de Eldorado do Sul desde 1996. Em 2003 após ser aprovada na Seleção do Mestrado da UFRGS e na Prefeitura de Porto Alegre para a Educação de Jovens e Adultos , descobriu um tumor na mandíbula que ocasionou 15 anos de cirurgias e tratamentos, impedindo-a de assumir tais citados.  

Em 1989, iniciou sua militância política no Grêmio Estudantil na época em que as reuniões eram escondidas e vigiadas, pelo partido PT (Partido dos Trabalhadores), sempre focando sua atenção na Educação, no empoderamento das mulheres e na questão de acessibilidade. Foi Presidente do Partido em Eldorado do Sul/RS junto a Estadual e iniciou um processo de resgaste do mesmo Município. Hoje atua como Vice-Presidente do Partido e apoia o Vereador Tigre em nosso atual mandato. 

Hoje aposentada, dedica-se ao trabalho social, evangelismo e empreendedorismo. Sonha com o dia em que a criança será atendida nas suas necessidades desde cedo, com políticas públicas que oportunizem a cultura do cuidado integral da criança, principalmente as de zero a seis anos. (0 à 06 anos). Assim como afirmou Pitágoras; ela acredita que se cuidarmos e educarmos nossas crianças, não será preciso punir os adultos. 

Ainda tem um grande projeto para colocar em prática em nosso Município, que é o atendimento em turno inverso, que tem como objetivo, resgatar crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade e risco. Projeto este a funcionar e ser desenvolvido no turno inverso ao da escola, oferecendo alimentação, apoio pedagógico e psicossocial e, quando necessário, encaminhamentos aos serviços de saúde. O mesmo projeto em que coordenou na Vila Cruzeiro em Porto Alegre/RS em 1995 em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho. 

Por fim, deixamos aqui o nosso muito obrigado, pelo exemplo de força, de caráter, de humanidade, amor ao próximo, sabedoria e genuinidade que através de ti, serve como espelho para nós e toda a comunidade. Parabéns!